Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2005
MOVIMENTUM - Arte e Cultura

JoMamede.jpg
Maria Jerónima e Maria Mamede
(foto de Angela Velhote – in “O Comércio do Porto”, 30 de Novembro de 1993)


Doze anos é muito tempo...


Movimentum – Arte e Cultura


Podemos dizer que Movimentum – Arte e Cultura nasceu no dia 30 de Novembro de 1993, data em que O Comércio do Porto publicou a primeira entrevista dada pelas suas fundadoras: Maria Jerónima (Artesã) e Maria Mamede (Poeta).

O primeiro evento desenvolvido por este grupo foi “Manusmaia – Mostra Cultural e d’ Artesanato da Cidade da Maia” que decorreu de 1 a 8 Dezembro de 1993, no Fórum da Maia.

Na entrevista publicada naquele jornal diário, Maria Mamede referiu “(…) a realização dessa iniciativa nasceu a partir da reunião de cinco pessoas ligadas, de algum modo, à Arte e que se dispuseram a organizar este certame. Pretendeu-se, sobretudo, cativar as pessoas da Maia, levando-as a ver aquilo que de melhor se produz no concelho tanto no campo do Artesanato como no da Cultura”.

Foi assim que de 1 a 8 de Dezembro de 1993 — a par das exposições de Artesanato (cerâmica, bonecos de folhelho, patchwork, miniaturas de alfaias agrícolas, rendas e bordados tradicionais), passou pelo Fórum da Maia o Grupo Regional de Moreira da Maia, o Grupo de Cavaquinhos do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta e o Rancho Infantil de Milheirós, que nos trouxeram a versão folclórica do certame.

A História do Linho e o Namoro à Carreira, a cargo do etnólogo Manuel Gens, que apresentou ao público presente a versão etnológica que se viveu no concelho da Maia no início do século passado.

O Teatro, a Poesia, a Música Celta, a Música de Intervenção (esta tendo como cabeça de cartaz Francisco Fanhais), o lançamento de um livro de poesia e o leilão de quadros dos pintores Armanda Passos e Agostinho Santos, trouxeram a vertente cultural ao certame.

Durante estes 12 anos Movimentum – Arte e Cultura desenvolveu e dinamizou— em paralelo com as Noites de Poesia — acções de cariz cultural nos concelhos de Matosinhos, Porto e Maia, das quais se salienta Uma Noite Recordando Zeca Afonso (Fevereiro de 1994) e Uma Noite Recordando Adriano (Abril de 2001) - ambas no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Mamede Infesta.

Foram dinamizadas, ainda, exposições de Tapeçaria, Cerâmica, Pintura e Artesanato, além do lançamento de livros de poetas que assim viram os seus poemas compartilhados por um grande número de amantes da Poesia.

Com o início das Noites de Poesia em Vermoim em Abril de 1999, o grupo sentiu a necessidade de se alargar. Desde essa altura passamos a contar com a colaboração de António Mandim e poucos meses depois entrou a poeta e escritora Teresa Gonçalves.

Além de promover mensalmente uma Sessão de Poesia, primeiro no Salão da Residência Paroquial e depois no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim, várias acções culturais foram desenvolvidas pelo Movimentum - Arte e Cultura, nomeadamente lançamentos de vários livros e de um CD com poemas de Maria Mamede que foram musicados e interpretados pelos Sons do Vento (Ivone Salgado e Bruno Pedro).

Movimentum - Arte e Cultura deu, ainda, toda a sua colaboração a Vercultura – Semana Cultural de Vermoim, iniciativa conjunta da Junta de Freguesia e da Paróquia de Vermoim.

Foi uma amostra cultural que durou uma semana e que teve a participação do Grupo Coral da Justiça (Sarau na Igreja de Vermoim). No Salão Nobre da Junta, além de sessões de poesia e música, teve lugar uma Exposição Permanente de Artes Plásticas juntamente com uma Mostra de Artesanato.

A Sessão de Fados e Guitarradas de Coimbra que deveria decorrer na escadaria da Residência Paroquial foi transferida, devido à forte chuvada dessa noite, para o interior do Salão Nobre da Junta. Mas foi interessante, especialmente pelo acolhimento e carinho demonstrado pelo público que encheu o Salão e não se cansou de dispensar fortes aplausos ao Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra.

Para terminar esta Semana Cultural nada melhor que a recriação duma Desfolhada Tradicional, com a colaboração do Rancho Folclórico de S. Mamede Infesta que a encenou e fez desfilar pelas ruas de Vermoim os trajes, as canções e os chistes próprios desta festa da lavoura.

Em Uma Noite Recordando Zeca Afonso o público encheu o Fórum da Maia, vibrando e emocionando-se com as interpretações do Grupo Coral da Justiça e Danças e Cantares do Grupo Coral da Justiça.

Levamos, ainda, a Poesia a Gueifães e na Cripta da Igreja de Gueifães estivemos com Zeca e Adriano – dois símbolos de Abril.

Gostaria de lembrar todos os amigos que, ao longo destes anos, acompanharam musicalmente não só as Sessões de Poesia mas também todas as realizações do Movimentum, nomeadamente Carlos Andrade, Ivone e Bruno Pedro (Sons do Vento), Jorge Rodrigues e Rui Covas que se tornaram numa espécie de “cantores residentes”.

Gostaria de lembrar, entre outros, Maria Teresa Alves Costa, Virgílio Oliveira, José Silva, Maria João Cameira, José António Gonçalves, Prof. Alexandre Kutsyy que acompanharam musicalmente as nossas Sessões.

Lembrar, com saudade, Vítor Correia, Bernardino Encarnação, Alice Barreto, João Homet e Manuel Machado (Pantanero), nossos companheiros de sempre, que já não estão fisicamente entre nós...

Para terminar este já longo historial do Movimentum – Arte e Cultura falta falar das Noites de Poesia de Vermoim em que se recordou os velhos tempos da Rádio, em que se reviveu os primeiros tempos do Cinema e do Teatro e o entrosamento entre a Pintura e a Poesia…

Em Setembro de 2004 começaram a chegar os primeiros poemas para a “Poesia na Net” – Lisboa, Algarve, Porto foram os primeiros a colaborar. No mês seguinte alguns autores do Sul fizeram-nos uma visita. Desde essa altura a “Poesia na Net” alastrou com poemas enviados de norte a sul do país, do Brasil, do Chile, da Holanda…

Durante este último ano passamos às Sessões Temáticas… “Sombras”, “Lugares”, Pôr do Sol”, “Ao Luar”, “Aquela Praça”, “Soneto”, “Cidades”, “Chuva”, “Tempo”e “Natal de Hoje” foram os desafios lançados.

Em 2 de Julho de 2005 foi lançada a colectânea “Noites de Poesia em Vermoim – 1999 - 2004”. Um livro editado pela Junta da Freguesia de Vermoim e com a selecção e coordenação do Movimentum, que “premiou” o trabalho de poetas que desfilaram por estas Noites durante os últimos cinco anos.

A acção pedagógica que se desenvolveu, talvez tenha passado despercebida de muita gente. Trazer à luz do dia a obra e factos curiosos da vida e da personalidade de poetas como Florbela Espanca, Pedro Homem de Melo, Augusto Gil, António Nobre, Manuel Maria du Bocage, Sophia de Mello Breyner, entre tantos outros, veio enriquecer e interessar mais público por esses monstros sagrados da Poesia.

O trabalho de pesquisa efectuado foi gratificante, pois contribuiu para um melhor conhecimento desses grandes vultos da nossa literatura. A tertúlia, os poemas dedicados a estes poetas, a declamação dos seus poemas, enriqueceram aquelas Noites, mais as pessoas que a elas assistiram.

E fizeram-se muitos amigos!...

Só por isso valeu a pena o esforço que dignificou e tornou conhecidas as Noites de Poesia em Vermoim, a Junta de Freguesia e a Paróquia de Vermoim.

Se conseguimos fazer passar a mensagem para fora das quatro paredes do Salão Nobre da Junta, isso já é outra história...

Mas doze anos é já muito tempo!...


José Gomes
14 de Dezembro 2005


-------------------
Free the Spirit
1492 (Conquest of Paradise)
4:51'
------------------------ 

publicado por zeca maneca às 23:16
link do post | comentar | favorito
|
10 comentários:
De Anónimo a 21 de Dezembro de 2005 às 09:10
Olha, ainda Há uns dias estive com a Jerónima edei-lhe aquele saudoso e forte abraço. Feliz Natal
P.S - sobre o problema, nada digo pois n/ sei. Ah, só te aconselho a perguntares lá na Oficina de Blogs (http://oficinadoedy.blogspot.com/)
BjocasTMara
(http://estranhosdias.blogspot.com/)
(mailto:Tostimara@gmail.com)
De Anónimo a 21 de Dezembro de 2005 às 09:10
Olha, ainda Há uns dias estive com a Jerónima edei-lhe aquele saudoso e forte abraço. Feliz Natal
P.S - sobre o problema, nada digo pois n/ sei. Ah, só te aconselho a perguntares lá na Oficina de Blogs (http://oficinadoedy.blogspot.com/)
BjocasTMara
(http://estranhosdias.blogspot.com/)
(mailto:Tostimara@gmail.com)
De Anónimo a 19 de Dezembro de 2005 às 21:56
ÑÃO SEI SE DESTA VEZ É MESMO PARA PÔR UM PONTO FINAL NISTO TUDO./// QUANDO NÃO ENTENDO AS COISAS NORMALMENTE PEÇO AJUDA, SE NÂO CONSIGO RESOLVER OS PROBLEMAS POR MIM./// O BLOG NASCEU PELO GOSTO DE ESCREVER, DE TROCAR IDEIAS, FAZER NOVOS AMIGOS... /// MAS COM ESTE SENTIMENTO DE IMPOT^^ENCIA NÃO DÁ PARA CONTINUAR POR MUITO MAIS TEMPO... HOJE FOI O SITE METER QUE DESAPARECEU AQUI MAS APARECE NOUTROS AMIGOS... E NÃO COMPRTENDO PORQUÊ! AMANH SERIA OUTRO PRETEXTO... ATE SEMPRE, MEUS AMIGOS!josé gomes
(http://chuviscos.blogspot.com/; http://movimentum.blogs.sapo.pt/; http://movimentum2.blogs.sapo.pt/)
(mailto:saturnogomes@netcabo.pt)
De Anónimo a 19 de Dezembro de 2005 às 21:39
BELA esta saga, Zé! Vale a pena levar para diante projectos tão ricos e bonitos como este!Estais todos de PARABÉNS! :)
Cá voltarei mais para perto do Natal para deixar um Abraço...
O que não impede que deixe ficar um agora também extensivo a todos que por aqui passam e que aqui colaboram! M.P.
(http://palavrejando.blogspot.com)
(mailto:mnpta@netcabo.pt)
De Anónimo a 19 de Dezembro de 2005 às 13:12
Olá Zequinha!!!!
Que bem!!!!
Estás um verdadeiro profissional.
Está muito lindooooooooo.
Obrigada por tudo o que tens feito pelo Movimentum e por mim
(tu e as tuas meninas).
Beijossssssssssssssssssssssssssss
e até sempre.
Maria MamedeMaria Mamede
</a>
(mailto:maria.mamede@hotmail.com)
De Anónimo a 18 de Dezembro de 2005 às 16:52
Então Zé, desapareces assim? que é feito de ti? Estás amuado porque não vais ao almoço das mulheres?
Um abraço risonho e bom domingo para todos ;)Poesia Portuguesa
(http://portuguesapoesia.blogspot.com/)
(mailto:portuguesapoesia@sapo.pt)
De Anónimo a 18 de Dezembro de 2005 às 11:22
Gostei de ler este historial do Movimentum. Assim se divulga a cultura, nestes grupos de homens e mulheres que querem mesmo "fazer".
Vou fazer uma pausa durante as Festas. Do coração desejo-te e à tua família um Feliz Natal e um óptimo ano de 2006. Beijoslique
(http://mulher50a60.weblog.com.pt)
(mailto:alice.semaravilhas@gmail.com)
De Anónimo a 15 de Dezembro de 2005 às 23:08
Subscrevo as palavras da Menina Marota e convido-te a visitar o Blog Poesia Portuguesa, onde dei inicio ao tema sobre o Natal, começando pelo Poema da M.P. publicado aqui no Movimentum II.

Um abraço a todos ;)
Poesia Portuguesa
(http://portuguesapoesia.blogspot.com/)
(mailto:portuguesapoesia@sapo.pt)
De Anónimo a 15 de Dezembro de 2005 às 23:01
Parabéns por este dia e por esta justa homenagem aos Homens e Mulheres que fizeram possível este Movimentum...

Grata pela partilha dos momentos tão importantes e que juntaram pessoas tão ricas em conhecimento e sensibilidade e, pela imagem aqui da Maria Mamede e da Maria Jerónima.

Um abraço a todos pelos momentos tão belos que me têm proporcionado nas Noites de Poesia.

E, a ti Zé pela amizade e carinho, que tu e a tua esposa Milu me dedicaram desde o primeiro dia em que vos conheci.

Um Feliz Natal para todos ;)Menina_marota
(http://meninamarota.blogspot.com/)
(mailto:Menina_marota@sapo.pt)
De Anónimo a 15 de Dezembro de 2005 às 13:59
Acredito que tenham passado a mensagem. Tudo o que aí fazem é cultura e não é demagogia, é prática mesmo! Continuem com a força, empenho e amor que têm demonstrado:) beijoswind
(http://wind9.blogspot.com)
(mailto:sagit_126@hotmail.com)

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.posts recentes

. Depois de Férias

. Até um dia destes...

. Uma vida sempre a correr....

. Um soneto de Florbela Esp...

. DIA DA MÃE

. Uma viagem virtual por Ti...

. Páscoa...

. Neste dia, aquele abraço!

. O último poema de Victor ...

. Soneto

.arquivos

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds